25 de setembro de 2019

Professor encerra Encontro de Jornalistas com lançamento de romance


Por Miriã Abrantes 
O professor e coordenador do curso de jornalismo, Marco Moretti participou no último dia 19 do Encontro de Jornalistas 2019, realizado na Unip campus Marquês. O escritor fez um breve relato sobre a sua carreira profissional e apresentou seu terceiro livro “As Pragas”, que retrata os problemas políticos e sociais que atingiram no Brasil nos últimos anos. “Embora as história se passe no século XVIII, ele é uma referência, uma alegoria do que tem acontecido no Brasil nos últimos tempos”, afirmou.
Moretti fez um relato sobre o início de sua carreira, que começou na década de 1980 na Folha da Tarde, onde trabalhou como redator e editor, produzindo matérias e resenhas. Anos depois, entrou na Editora Abril, e exerceu as funções de revisor, redator e editor chefe na área de publicações infanto-juvenil.
O professor Marco Moretti (à esquerda) durante o Encontro com Jornalistas
Ali adquiriu uma grande experiência em edição de quadrinhos e publicações. Hoje, Moretti atua como professor, escritor e coordenador do curso de jornalismo na Unip, campus Vergueiro. 
Em 2011, o docente lançou o seu primeiro livro “Eu, Sumé”, que conta a história do maior herói das terras indígenas brasileira. O livro foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti do ano seguinte. Seu segundo livro “Os Conquistadores”, lançado em 2015, relata fatos históricos do Brasil.
 “As Pragas” é sua terceira obra e conta a história das últimas missões jesuítas, ocorrida no sul do Brasil.
O coordenador também abordou o processo para elaboração de uma obra literária e como desenvolver uma trama e os personagens. Destacou que, para ele, é essencial planejar cada capítulo do livro. Moretti passou dicas de como se tornar um bom escritor e incentivou os estudantes a criarem seus próprios blogs.