18 de setembro de 2019

Pesquisador aponta o setor de franquias como opção de empreendedorismo



Por Lilian Souza Santos
O terceiro dia da XIX Encontro Científico da Universidade Paulista, realizada no campus Marquês, recebeu o professor e Dr. Pedro Lucas de Resende Melo, docente do Programa de Mestrado em Administração da UNIP e líder do Grupo de Pesquisa “Estratégia e Operações em Rede”. O palestrante abordou o tema “Empreendedorismo em Redes de Franquias”.



Ao longo da apresentação, o professor Pedro Lucas mostrou com clareza o que é necessário para que haja o reconhecimento de mercado para os franqueados. Segundo ele, a organização, estratégia e dedicação são os principais pontos a serem inseridos dentro de uma franquia, seja ela de que ramo que for.

O professor Pedro Lucas destaca o momento para o empreendedorismo

Sobre a conjuntura econômica, o docente afirmou que “todo negócio é um risco, principalmente no mercado brasileiro”. 

Ele citou ainda as regiões do país que abrigam o maior número de franqueados. De acordo com os dados apresentados, a região Sudeste detém 58% das franquias no Brasil, seguida pela Sul, com 14,5%, Nordeste, com 14,1%, Centro-Oeste, com 8% e região Norte, com apenas 4%.

Sobre a baixa participação da região Norte, o professor afirmou que “os municípios são muito distantes um dos outros no Norte do Brasil. Isso faz com que os custos da logística fiquem inviáveis para o franqueador. Além disso, a infraestrutura das estradas brasileiras deixa o produto mais custoso, alterando o preço final e não trazendo tanto lucro”, explicou.