19 de setembro de 2019

Heródoto Barbeiro, da Record News, participa do "Encontro com Jornalistas", na UNIP



Por Letícia Santos
A Universidade Paulista (UNIP) recebeu nesta quinta-feira, 19.09, no campus Marquês, o editor-chefe e jornalista da Record News, Heródoto Barbeiro, para o “Encontro com Jornalistas 2019”. Em sua palestra, o âncora abordou o seu livro “Jornalismo para leigos”, co-escrito com Udo Simons, e sobre o cotidiano do jornalismo.  

Heródoto chamou a atenção para o poder que o jornalista tem em suas mãos a partir de um simples celular. “Não é possível mais segurar a notícia”, afirmou, dizendo que isso vale até “mesmo em países cujos governos são autoritários e a internet é censurada”.

O âncora da Record News, Heródoto Barbeiro
em conversa com os alunos de jornalismo da UNIP (fotos: Letícia Santos)

Segundo o jornalista, a informação é a matéria-prima para fazer notícia, portanto, qualquer um pode fazer, mas evidencia a necessidade de uma apuração correta com diferentes fontes.

Heródoto estendeu sua participação aos membros de sua equipe da Record News, composta por Jessica Veloso (editora), Mariane Ribeiro (produtora), Neide Martingo (editora) e Elfrides Junior (editor e professor da UNIP).

O jornalista Udo Simons, o coordenador do curso de Jornalismo, Sérgio Braga, 
Heródoto Barbeiro e a jornalista Prycilla Paiva 
durante o "Encontro com Jornalistas 2019"

A equipe explicou como é feito o jornal e como eles buscam fazer o jornalismo de uma forma diferenciada, trazendo a notícia para uma linguagem mais direta e simples. Foi explicado também como ocorre a integração das tecnologias através de lives da reunião de pauta e lives durante o intervalo.

Em sua participação, Udo Simons destacou o livro “Jornalismo para leigos” e a questão ética da profissão. Segundo ele, “todos nós temos alguma ideologia política, cultural e social. O que não pode acontecer é essa característica pessoal, individual, ser protagonista no ato profissional”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação da meteorologista do Canal Rural, Prycilla Paiva, que compartilhou suas experiências sobre a carreira jornalística, além de dar dicas de como se aperfeiçoar nessa profissão.