21 de março de 2018

Refugiados

Nos últimos anos, nos deparamos com diversos processos de imigração de refugiados para as principais capitais e cidades do mundo, e também, do nosso país. Essa ação pode ser vista como uma tentativa de alcançar a paz, a prosperidade, oportunidade de trabalho e diversos outros fatores que essas pessoas não têm em seu país de origem. Porém, o que vemos é ainda um preconceito generalizado a respeito dessas pessoas, muitas das vezes causadas por falta de conhecimento.

Nosso objetivo, nesta edição de Conexão Foca, é mostrar um perfil dos refugiados, contar sobre seus dramas, como são acolhidos e a experiência que adquiriram com a difícil situação que o destino colocou diante de suas vidas.

Nas páginas a seguir, você encontrará artigos voltados para a realidade dos refugiados, conhecerá o trabalho de ONG’s que trabalham para a inclusão dessas pessoas dentro da nossa sociedade, e poderá ler entrevistas com líderes de instituições que visam uma melhoria na vida dos refugiados.

Por meio de especialistas e das próprias pessoas que vivem essa realidade, buscamos mostrar para nossos leitores o dia-a- dia desses imigrantes.

Acreditamos que é necessário olhar para a história dessas pessoas que chegam ao nosso país, para entender o drama por trás de suas vidas e compreender, de maneira mais sensível, a difícil situação de refúgio.

O jornalismo, meio profissional que nos motivou a escolher uma carreira, é a forma que escolhemos para demonstrar essa difícil realidade. Esperamos que você, leitor, embarque conosco nos meandros dessa instigante
descoberta.

Tenham todos uma boa leitura!