21 de novembro de 2017

A Cultura na Periferia

A segunda edição do jornal Conexão Foca tem como tema central a Cultura na Periferia, visando explanar assuntos que, em sua maioria, não recebem destaque na grande mídia.

Com esse intuito, Conexão Foca aborda a questão cultural na periferia a partir do décimo sexto aniversário da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), comemorado no último mês de outubro.

A cooperativa, para quem não conhece, é uma das pioneiras na promoção do trabalho artístico e cultural dos artistas e escritores da periferia de São Paulo, que inspirou vários movimentos similares por toda a cidade.

Nesta edição, alguns dos expoentes da geração pioneira da Cooperifa são retratados, como o escritor Ademiro Alves de Sousa, conhecido como Sacolinha, o rapper Cocão Avoz, e o já renomado escritor Ferréz, uma das vozes mais importantes da cultura periférica.

A edição traz ainda uma galeria com uma sequência de fotos jornalísticas retratando faces da cultura na periferia, bem como os projetos sociais desenvolvidos nas regiões mais carentes da cidade.

O leitor poderá ainda conhecer mais sobre os diferentes olhares que se entrecruzam no subúrbio, além de seus porta-vozes, e uma crônica retratando a problemática criminalização de determinadas culturas. Na seção Estante, dicas de livros e filmes que retratam a questão.

Esperamos que o jornal Conexão Foca proporcione um novo olhar sobre o valor e o espaço da cultura periférica.

Boa leitura!